Informação Geral

Clube Organizador
Clube de Orientação de Viseu – Natura

Co-Organização
Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva; Câmara Municipal de Sátão; FPO – Federação Portuguesa de Orientação

Direção de Prova
Diretor de Prova:  Rui Martins
Vice-Diretor de Prova:  Ricardo Lopes
Supervisor FPO:  Tiago Lopes
Cartógrafos: Rafael Miguel, Raquel Costa, Mario Rodriguez
Traçadores de Percursos: João Moura, Rui Martins e Rafael Miguel

Dorsais:
Atletas federados deverão usar o dorsal oficial da FPO
Os atletas não federados devem levantar o dorsal no secretariado
– A organização não permitirá a partida de atletas sem dorsal

Partidas:
Não serão permitidas partidas a atletas sem SI (chip) ou peitoral, ou com um número diferente do constante da inscrição
Alterações de SI deverão ser feitas com antecedência por e-mail
Os escalões Abertos e o escalão T10 não têm hora de partida, apenas um intervalo de tempo onde podem iniciar a sua prova utilizando a estação start
– Não são permitas alterações aos tempos de partidas

Chegadas:
– Haverão resultados live.
– Na etapa de domingo, a chegada não será na arena, mas sim a cerca de 350 m.

Localização/Direções:
Os participantes devem seguir as indicações da organização, relativamente aos acessos aos locais dos eventos e ao estacionamento. Todas as localizações de interesse estão disponíveis na página Localizações

Alojamentos:
Haverá solo duro. Ver Localizações para mais informações
Existe um vasto leque de alojamentos locais / restauração. Existem duas seções, uma com os alojamentos de Vila Nova de Paiva (ver aqui)  e outro com os alojamentos de Sátão (ver aqui).

Banhos:
– Sábado:
decorrem no solo duro
– Domingo: decorrem no solo duro e na Escola E.B 2,3 de Lamas, Ferreira de Aves (a 5km da areana de domingo, das 11.00 às 15:00.

Secretariado:
Funcionará nas arenas em todas as etapas, exceto na manga 1 do Campeonato Nacional de Sprint, que será na quarentena (ver localizações). Os atletas e clubes devem tratar de todos os assuntos com a maior antecedência possível. 

Babysitting:
Na arena

Bar:
Haverá bar nas arenas de ambos os dias. O bar será explorado por entidades externas à organização, pelo que a ornanização do evento é alheia à sua exploração.

WC:
Disponíveis nas duas etapas devidamente assinalados

Controlo Eletrónico
O SPORTident é o sistema de controlo eletrónico usado nas provas da FPO, estando ativo o modo contactless (Si-ActiveCard – SIAC)
Será atribuído um SICard aos atletas que não indicarem o número do SICard no ato da inscrição; O preço por dia de inscrição para escalões de competição e de formação será de 1,5€ (ou 3€ se SIAC). Escalões abertos estão isentos desta taxa (será atribuído chip normal, não SIAC)
Os SICards alugados deverão ser devolvidos à organização no final da participação do atleta. A não devolução ou perda do SICard implica o pagamento de uma taxa que depende do SI perdido

Seguro:
Atletas filiados na FPO ou atletas portugueses ou residentes em Portugal estão cobertos pelo seguro da FPO (obrigatório fornecer o número do BI/CC/Passaporte no caso de atletas atletas portugueses ou residentes em Portugal não federados)
– Atletas filiados na FEDO são cobertos pelo seguro da FEDO
– Atletas estrangeiros não estão abrangidos por qualquer seguro
, sendo da sua responsabilidade garantir o próprio seguro desportivo

Recolha de mapas:
Campeonato Nacional de Sprint: Não haverá recolha de mapas. Apela-se ao Fair-Play de todos os participantes para que não haja troca de informações referentes aos percursos.
–Campeonato Nacional de Distância Longa: Não haverá recolha de mapas. Apela-se ao Fair-Play de todos os participantes para que não haja troca de informações referentes aos percursos.

Sinalização:
Os locais mais relevantes estarão devidamente assinalados pela Organização com setas laranja e brancas. Contudo, os atletas devem ser autónomos usandando as coordenadas fornecidas. Não obstance, os atletas devem seguir as indicações da organização.

 Tempo limite de prova:
– Sprint
: 1 hora;
– Distância Longa: 3 horas;

Regras:
A competição rege-se pelo regulamento de competições da FPO. Perante qualquer caso omisso no regulamento da FPO será aplicado o regulamento da IOF.

Prémios:
Campeonato Nacional de Sprint e Distância Longa:
Nos Campeonatos Nacionais a FPO atribui Medalhas FPO aos três primeiros classificados de todos os escalões de competição. No caso do Campeonato Nacional de Sprint, os vencedores são apurados após soma dos tempos das duas mangas
Os títulos coletivos são apurados através da soma dos tempos dos 3 melhores praticantes em cada categoria, sendo atribuído troféu FPO
T10 e H/D12 não terão prémio de classificação, sendo que todos serão chamados para receber uma lembrança
–  Lembranças para os vencedores dos escalões abertos, H/D21A e H/D B nomeadamente na prova de Sprint (somatório de tempos das duas mangas) e Distância Longa
– Prémios para os três melhores clubes