Campeonatos Nacionais de Orientação com mais de 400 atletas

Mais de 400 atletas participaram nos Campeonatos Nacionais de Sprint e Distância longa, numa organização do Clube de Orientação de Viseu – Natura, da Federação Portuguesa de Orientação, do Município de Vila de Nova Paiva e do Município do Sátão.

No sábado, dia 13 de abril, a bela aldeia de Fráguas, Vila Nova de Paiva, recebeu o Campeonato Nacional de Sprint. A existências de duas mangas, uma de manhã e outra de tarde, deu uma espetacularidade extra ao Campeonato Nacional de Sprint, com as decisões finais a acontecerem na segunda manga. O Clube de Orientação do Minho (.COM) acabou por dominar nos escalões de Elite ao vencer com Inês Augusto em Damas Elite e João Magalhães em Homens Elite.  

Campeonato Nacional de Sprint – pódio Homens Elite (foto .COM)

Campeonato Nacional de Sprint – pódio Damas Elite (foto .COM)

Já no domingo, dia 14 de abril, a Serra de S. Matias, Vila Boa – Ferreira de Aves (Sátão) recebeu o Campeonato Nacional de Distância Longa. Num terreno já conhecido dos atletas, mas com alterações significativas derivadas às limpezas de vegetação, o Palmela Desporto dominou em Homens Elite, alcançando a medalha de ouro de Ricardo Ferreira e a medalha de bronze de Luís Silva, ficando a medalha de Prata para Vasco Mendes do ADN Sesimbra. Já em Damas Elite, Rita Fernandes do .COM superiorizou-se à sua colega de equipa Inês Augusto e a Iriana Soares (CAOS) e sagrou-se Campeã Nacional de Distância Longa.

Campeonato Nacional de Distância Longa – pódio Homens Elite (foto Palmela Desporto)

Campeonato Nacional de Distância Longa – pódio Damas Elite (foto .COM)

A nível de Clubes, o Clube de Orientação do Centro (COC) levou a melhor sobre o .COM e o Palmela Desporto.

Todos os resultados disponíveis em https://beiraom.coviseu-natura.pt/cnsdl24/?page_id=2313&lang=pt

Informações sobre Campeonato Nacional de Distância Longa e Autocaravanas

  • Nestes excertos pode comparar a versão antiga e mais recente do mapa da distância Longa, atualizado por Rafael Miguel em Abril de 2024. O terreno de ambos os excertos foi alvo de limpeza (corte de toda a vegetação excepto as árvores).
  • Mesmo nos locais onde o terreno não sofreu limpeza de vegetação, os participantes vão encontrar um mapa com um critério de vegetação muito diferente do original, mais simplificado e mais similar a outros mapas da região.
  • Apenas a vegetação do mapa foi actualizada. O restante (rochas, curvas de nível, afloramentos rochosos, etc) mantem-se como original, excepto casos muito pontuais.
  • As chegadas são a 300m da arena. Deverão deslocar-se para a arena para descarregar o SI.
  • As partidas são a 700m da arena.
  • Haverá pontos de água que serão jerricans e copos. Cada atleta deverá encher o seu copo e deitá-lo no lixo.
  • Não é permitido o depósito de lixo em floresta. Junto aos pontos de água poderão deitar o lixo nos sacos devidos.
  • O estacionamento será feito em 2 estradas da aldeia, devidamente identificas em Localizações , deverão seguir as indicações da organização.
  • Só haverá sinalização nos locais das provas (deverão usar as coordenadas fornecidas pela organização)
  • Haverá bar na arena cuja exploração será feita por uma entidade externa.
  • As autocaravanas deverão pernoitar junto ao Solo Duro.

Alterações importantes do Campeonato Nacional de Sprint

  • A maioria dos percursos estão divididos em duas partes, estando ambas as partes impressas na mesma página (não estará fente e verso, mas sim ambas as partes do mesmo lado).
  • As partidas da manga 2 foram alteradas para às 16h. Portanto na manga 2 a quarentena abre às 15h e fecha às 15h30.
  • O solo duro abre sexta-feiras às 20h30: Pavilhão Desportivo Municipal de Vila Nova de Paiva ( 40.854156, -7.734272)
  • ⁠A entrada em Fráguas deverá ser feita pela estrada de Vila Nova de Paiva: ver mapa em localizações
  • Só haverá sinalização nos locais das provas (deverão usar as coordenadas fornecidas pela organização)

Informações Importantes Campeonato Nacional de Sprint

Algumas informações acerca do Campeonato Nacional de Sprint, que decorrerá em Fráguas, Vila Nova de Paiva este sábado, dia 13 de Abril:

  • Não existe rede móvel na aldeia (ou é muito escassa).
  • O secretariado da manga 1 é na quarentena. O secretariado da manga 2 é na Arena.
  • Haverá quarentena para todos os escalões: na manga 1 a quarentena fecha as 11h e na manga 2 fecha às 15h30. Por favor desloquem-se com antecedência!
  • Haverá uma pré-partida na manga 1 de -6 min.
  • Haverá recolha de sacos dos atletas da quarentena da manga 1 para a arena. A organização não se responsabiliza pelos bens, pelo que evitem bens valiosos.
  • A ordem de partida atribuída na manga1 será a ordem de partida na manga2.
  • A maioria dos percursos estão divididos em duas partes, estando cada uma das partes impressa em lados distintos da folha. Na partida, os atletas vão pegar no seu mapa com a parte 1 virada para cima.
  • Não haverá recolha de mapas.
  • São expressamente proibidos carros de atletas na aldeia durante todo o dia com exceção dos locais e trajetos devidamente identificados pela organização.
  • Haverá bar na arena cuja exploração será feita por uma Associação local. Terão disponíveis Bifanas, Sopa e Bebidas.
  • Restante informação técnica disponível em Dia 1 – Campeonato Nacional de Sprint

Informações técnicas sobre o mapa: Mapa desenhado segundo as normas ISSprOM 2019-2 (International Specification for Sprint Orienteering Maps) da IOF (International Orienteering Federation).
Os espigueiros, típicos da região, foram assinalados com o símbolo “X” preto (símbolo 531 – Prominent man-made feature). No entanto, há 1 espigueiro desenhado como casa (símbolo 521 Building) por ser demasiado longo; e 3 espigueiros desenhados como casa por estarem sobre um muro intransponível (o que inviabiliza o desenho com um “X” preto). Estas excepções não deverão representar dificuldade aos atletas.

Fontes, fontanários e bebedouros foram marcados com o “asterisco” azul (símbolo 313 Prominent water feature). O símbolo “quadrado” azul (símbolo 311 Small fountain or well) foi usado em pequenos tanques de lavar roupa.

Se existirem, as barreiras artificiais vão ser marcadas com linhas magenta grossas (símbolo 708 Out-of-bounds boundary). Quando possível, será utilizado o símbolo 709 para evidenciar a impossibilidade de utilizar a estrada em questão (exemplo à direita). Em locais muito estreitos, apenas será utilizado o símbolo 708 mas numa versão ainda mais grossa (150%) (exemplo à esquerda).

Escalões abertos

Mesmo que nunca tenhas feito orientação ou não sejas federado, podes participar no Beira Alta O’Meeting 2024. Existem diferentes escalões abertos com diferentes dificuldades técnicas e físicas de forma a que não tenhas desculpas para não participar :).

A tabela que se segue descreve os vários escalões e o seu enquadramente físico-técnico.
Se assim assim tiveres dúvidas, não hesites em contactar-nos.

Escalões Abertos Qualuer idade, sexo, individual ou em grupo
BrancoIdêntico ao T10.
Verdepercurso apoiado em referências lineares óbvias para um praticante com pouca experiência. Deve ter dificuldade técnica e física reduzida, com o maior interesse paisagístico possível e aconselhamento técnico opcional;
AmareloDificuldade técnica média e uma exigência física baixa;
VermelhoDificuldade técnica média/alta e uma dificuldade física média/alta.